Quem pode mudar a Lei Complementar do IBS e da CBS? O Comitê e o Fórum podem?

Uma dúvida comum sobre a implementação do IBS e da CBS é se o Comitê de Harmonização das Administrações Tributárias e o Fórum de Harmonização Jurídica das Procuradorias têm poder para alterar a lei.

A resposta é clara: eles não podem. Esses órgãos operam dentro da lei, interpretam, esclarecem e padronizam, mas não podem mudar o texto legal.

O que o Comitê e o Fórum podem fazer?

Os dois órgãos podem interpretar a lei, uniformizar procedimentos, padronizar obrigações acessórias e resolver controvérsias. Porém, não podem alterar dispositivos legais, criar novos direitos ou modificar a estrutura do IBS e da CBS.

Quem pode alterar uma Lei Complementar?

Somente o Processo Legislativo Federal pode alterar uma Lei Complementar. O projeto pode ser apresentado por diversas autoridades, votado na Câmara e no Senado, e sancionado ou vetado pelo Presidente da República.

As regras podem mudar mesmo sem alterar a lei?

O que pode mudar é a interpretação e a aplicação prática da lei. O Comitê e o Fórum podem esclarecer dúvidas e padronizar entendimentos, desde que respeitem os limites legais e não inovem na legislação.

Exemplo prático para o setor farmacêutico

Um medicamento com dois princípios ativos no Anexo XIV pode gerar dúvidas sobre o benefício. O Fórum interpreta juridicamente e o Comitê define como declarar e aplicar o benefício. Ambos não podem alterar o anexo.

Conclusão — quem muda a Lei Complementar?

Somente o Congresso Nacional pode alterar a Lei Complementar. O Comitê e o Fórum interpretam e operacionalizam, mas não criam nem retiram direitos.

Órgão / PoderPode mudar a Lei Complementar?Pode interpretar a lei?Pode criar regras administrativas?
Comitê de Harmonização das Administrações TributáriasNãoSimSim
Fórum de Harmonização Jurídica das ProcuradoriasNãoSimNão (apenas interpretação)
Congresso NacionalSimSimSim
Presidente da RepúblicaSim (sanciona ou veta)NãoNão

Para entender mais sobre a Reforma Tributária, acesse:
Reforma Tributária no setor farmacêutico e o nosso curso gratuito sobre Reforma Tributária.

Contato para informações sobre Ferramentas, Consultoria, Mentoria ou Treinamento:

Compartilhe:

Posts relacionados: